Você sabia que pode desamassar seu carro e manter a pintura original com o Martelinho de Ouro?
Como o Martelinho de Ouro vai desamassar sem estragar a pintura? Mas como funciona o Martelinho de Ouro? Quais as vantagens de se fazer o martelinho de Ouro?
Sim, é possível desamassar e manter a pintura do veículo original como de fábrica aplicando a técnica de martelinho de ouro, que é uma técnica de funilaria artesanal, e sua principal vantagem é manter a originalidade do carro, aliado a um valor reduzido quando comparado ao de um serviço de funilaria convencional.
O que é Martelinho de Ouro?
O Martelinho de ouro é a sua melhor opção para manter o seu carro original, pois se trata de uma técnica de funilaria artesanal, que desamassa pequenos, médios e até mesmo grandes amassados sem a necessidade de fazer a pintura da peça amassada.
O principal objetivo é manter o veículo com a pintura original como de fábrica, a um menor custo e em menor tempo no reparo.
Sendo assim o martelinho de ouro pode ser considerado a melhor opção em funilaria express.
Quando utilizar o Martelinho de Ouro?
Para se aplicar a técnica de martelinho de ouro é preciso sempre avaliar o amassado caso a caso, pois muitas vezes dependendo do tipo, forma e região onde se encontra o amassado acaba ficando inviável o reparo de Martelinho de Ouro.
Desamassar com Martelinho de Ouro para pintura
Na oficina, mesmo nos trabalhos onde é necessário realizar a pintura da peça, sempre utiliza-se a técnica de martelinho de ouro antes da funilaria, assim pode-se obter um melhor acabamento e qualidade nos reparos de funilaria e pintura.
Esse reparo de martelinho tem como objetivo minimizar o trabalho de funilaria, fazendo com que o desamassamento agrida o mínimo possível a peça amassada, assim se otimiza o reparo de funilaria e pintura.
Otimizar a funilaria com o Martelinho de Ouro passo a passo
Quando o amassado é considerado um amassado grande, e de grande dificuldade até mesmo para funilaria, muitos funileiros optam por trocar essa peça, pois a avaria é grande, o amassado é bem complexo, devido ao desenho da chapa e todos os vincos que a lataria possui.
Martelinho de Ouro passo a passo
Primeiro Passo: desamassar com a técnica de martelinho de ouro, para que a região afetada seja trabalhada o mínimo possível quando for feita a lanternagem (funilaria).
Em geral, quando é aplicada a técnica do martelinho de ouro, se resolve cerca de 95% do amassado. E o melhor é que minimiza o trabalho de funilaria, mantendo ao máximo a pintura original do veículo.
Segundo Passo: Já com a lataria desamassada, o que resta é fazer um fino acabamento de funilaria para preparar para a pintura.
Observação: Com a técnica de martelinho de ouro americano se mantém uma grande parte da pintura original, pois não é preciso cortar e nem soldar o carro para substituir peças.
Com o martelinho de ouro aliado a funilaria e pintura, pode-se obter surpreendentes resultados.
Vantagens de desamassar com o martelinho de ouro
- Preço abaixo de uma funilaria convencional;
- Pintura do carro se mantém original;
- Reparo express, geralmente o reparo é feito no mesmo dia;
- O carro não desvaloriza, pois não sofre alterações na pintura original.
Sem dúvidas, a arte de desamassar com martelinho de ouro é a melhor opção para manter o veículo original como de fábrica, seja em veículos blindados, veículos de alumínio e até mesmo para-choques plásticos.
Qual o preço do Martelinho de Ouro?
Em uma oficina o valor é praticado mediante avaliação do amassado, ou seja, o preço varia de amassado para amassado.
É preciso fazer um orçamento para saber quanto custa desamassar o carro com o martelinho.
Por que devo fazer o Martelinho de Ouro?
Como pôde perceber, o foco é manter os veículos 100% originais, desamassando sem a necessidade de fazer pintura. Mas, mesmo quando acaba sendo preciso pintar um veículo, mantem-se o padrão de qualidade utilizando a técnica de martelinho como um pré reparo.
O martelinho de ouro é a técnica artesanal de desamassamento ideal para manter originalidade de um veículo, e mesmo precisando fazer a funilaria e pintura, pode-se tirar proveito dessa técnica, mantendo ao máximo a originalidade do carro reparado.
A história do Martelinho de Ouro
Mundialmente conhecido como PSSMR (PaintLess Shrinking Sheet Metal Repair) e no Brasil como DSP (Desamassamento Sem Pintura), o martelinho de ouro foi implantado nas linhas de montagem das montadoras. E com o tempo, a técnica saiu do interior das fábricas e chegou às ruas por intermédio dos funcionários reparadores das montadoras.
No início passaram a fazer o reparo em oficinas, lojas de veículos e proprietários de veículos, e num segundo passo passaram a dar cursos de martelinho de ouro, treinando e capacitando funileiros, reparadores automotivos e até mesmo pessoas que não tinham contato ou habilidades na reparação veicular.
E aí surgiu uma nova profissão, a técnica de funilaria artesanal chamada martelinho de ouro.
Diversos tipos de amassados na lataria do carro podem ser reparados com essa técnica artesanal, tais como:
- Chuva de granizo;
- Pequenos, médios e até grandes amassados.
Com o martelinho de ouro pode-se resolver essas batidas indesejadas em um menor tempo de trabalho, e com um custo inferior ao da funilaria e pintura. Em um prazo até 3 vezes menor, e o melhor, a pintura do veículo se mantém original como de fábrica.
Tiago Marchesi é estudante de contabilidade, atua há 5 anos no ramo de redação para sites de notícias, blogs e redes sociais. Adora ler e escrever sobre assuntos de serviços de assistência técnica em geral e defesa do consumidor.